Next for news design?


A SND convidou designers, jornalistas, professores, consultores e editores para postar previsões sobre a mídia neste ano. Destaco os principais pontos:

– equipes menores e aumento da competitividade
– jornais investem pesado em novos formatos de anúncios
– o celular ganha importância na produção jornalística integrada
– aumento de conteúdo distribuído por plataformas móveis
– destaque para a criação de narrativas por meio de base de dados visuais
– fim do uso de câmera de vídeo e a consolidação de DSLR (digital single lens reflex) no fotojornalismo
– amplifica-se a importância dos filtros de notícias, e os jornais compreendem que o conteúdo deve ser publicado na web, em primeiro lugar, mesmo que isso resulte em menos venda de papel – 2009 é o ano de reinventar o design de notícias na rede
– atrair leitores para conteúdo interessante e credível
– desenvolver modelo de negócio mais rentável
– influência da web no design de jornais impressos
– parceria entre empresas de software e telefonia para criar novas plataformas de leitura, audição e visualização de informação
– fragmentação de conteúdo: apresentação de impresso e on-line tem apenas texto ou imagem – infográfico, fotografia ou vídeo
– anos dourados da revista Life estão de volta: reinventar ou descobrir gêneros visuais em vídeo, perfis, entrevistas e resumo de notícias
– redes sociais são indispensáveis na produção de conteúdo

A pensar,

LM

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: