Google investe na metáfora do jornal

Ainda não está claro se trata-se de um passo atrás. Mas o fato é que ao anunciar o Google Flip, a empresa de Larry Page e Sergey Brin reproduz a metáfora analógica do jornal de papel, com links.

Estruturado em canais como Entretenimento, Política, Saúde e Esportes, entre outros, a proposta do Flip é exibir fac-símiles das páginas de sites noticiosos parceiros, como BBC, Washington Post, The New York Times, Slate e Business Week, entre outros, de acordo com votação, recomendação e número de acessos.

O novo formato foi pensado para diminuir o estresse entre donos de jornais digitais, ligados a grandes conglomerados de mídia, e a empresa de busca.

Incomodados com a maneira agressiva de o Google organizar notícias sem pedir autorização e ainda lucrando com tráfego gerado em suas páginas, a empresa irá dividir a receita de anúncios com os publishers.

A notícia chega em boa hora, pois, lá fora, os jornais de papel ainda amargam queda de 27% na venda de anúncios no primeiro semestre de 2009, e o Google registra alta de 4%.

O desenho do Flip ainda não está fechado. Por enquanto, os robôs só puxam a primeira página da notícia, sem anúncio. Se o leitor quiser mais conteúdo e anúncio terá de acessar o site do jornal.

LM

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: