Porque o mashup resolve a interface

“Talvez o embrião de um novo design, de uma nova interface, esteja no seguinte raciocínio: a composição baseada em tags é mashup. Um dos exemplos que ilustram essa possibilidade em aberto é o novo serviço do Google Maps, o Favorite Places. 

Trata-se de um guia colaborativo construído por jornalistas, colunistas e autoridades, com endereços de centenas de milhares de lugares em todo o mundo: Londres, Tóquio, Madri, Paris, Praga e Moscou, entre outros. Essas dicas saem da rede e vão para o espaço off-line, e a empresa de Sergey Brin e Larry Page finca uma marcação com os dados de quem as indicou(MOHERDAUI: 2009, p. 12).”

É com esse raciocínio que finalizo o artigo Jornalismo baseado em tags, que será apresentado no sábado, 31, no Hipertexto 2009, em Belo Horizonte (MG).  Essa idéia é apoiada por estudo do Gartner de 2008 que lista as 10 tecnologias-chave até 2012, e o mashup é uma delas:

“Gartner predicts that web mashups, which mix content from publicly available sources, will be the dominant model (80 percent) for the creation of new enterprise applications.

Because mashups can be created quickly and easily, they create possibilities for a new class of short-term or disposable applications that would not normally attract development dollars, said Mr Cearley. The ability to combine information into a common dashboard or visualise it using geo-location or mapping software is extremely powerful.

According to Gartner, within the next five years, information will be presented via new user interfaces such as organic light-emitting displays, digital paper and billboards, holographic and 3D imaging and smart fabric.”

Os 10 mais 2008-2012

  • Multicore and hybrid processors
  • Virtualisation and fabric computing
  • Social networks and social software
  • Cloud computing and cloud/Web platforms
  • Web mashups
  • User Interface
  • Ubiquitous computing
  • Contextual computing
  • Augmented reality
  • Semantics
Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: