10 anos do iG

iG fez 10 anos em 9 de janeiro. Eu fiz parte dessa história, com o logo ainda vermelho e feras como Nizan Guanaes, Matinas Suzuki Jr. e Leão Serva no comando do portal e do jornal Último Segundo, criado especialmente para a web.
Era tempo de criar e recriar, e o iG teve papel fundamental na inovação de formatos da internet brasileira. Na terceira edição de O Guia de Estilo Web – Produção e Edição de Notícias On-line (Senac), cuja primeira edição foi patrocinada pelo portal, conto uma pequena parte dessa história, reproduzida abaixo:

“Desde que a primeira versão deste livro começou a ser elaborada, entre 1998 e 1999, o jornalismo digital avançou muito no Brasil e no mundo, e não seria exagero afirmar que o Guia de estilo web – Produção e edição de notícias on-line, lançado pela Editora Senac São Paulo, em 2000, representa um marco na história da produção jornalística na Internet. A obra apostou em formatos textuais, mostrou a história do jornalismo digital e apontou caminhos para que conceitos acadêmicos fossem consolidados posteriormente, conforme são apresentados nos primeitos capítulos.

Hoje existe uma definição para o jornalismo praticado na web, há diversas nomenclaturas para denominá-lo, foram estabelecidas fases de evolução, além de previsões feitas em 1995 pela pesquisadora Nora Paul e colegas do Poynter Institute — e que se tornaram polêmicas ao serem revistas em 2005, quando a autora constatou que muito pouco do que se previu não fora realizado.

iG, maio de 2001



Características como atualização instantânea, continuidade da notícia e cobertura em tempo real de jogos, por exemplo, foram desenvolvidas no dia-a-dia da redação do jornal digital Último Segundo, do portal iG, sob o comando de Leão Serva e Matinas Suzuki Jr. Também foi o Último Segundo o primeiro jornal digital a fazer uma parceria com a rede BBC para oferta de conteúdo. O acordo deu início a outras parcerias que formam a produção do ciberspaço e fazem parte da composição noticiosa de grandes portais brasileiros.

Último Segundo, julho de 2000


Outra iniciativa pioneira do iG no país foi  o BliG, o blog do iG, criado sob minha coordenação. A importância dos padrões estabelecidos no Últmo Segundo à época de seu lançamento, em 1999, colocam-no como precursor na criação de conceitos e normatizações da produção on-line brasileira. O primeiro blog da web foi ao ar em 1992 criado por Tim Bernes Lee.”

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: