Brasil é o país que navega por mais tempo na rede

12 de agosto de 2010  11h43  atualizado às 17h33

comentários
29

THAIS SABINO
Direto de São Paulo
Com 67,7 milhões de usuários conectados na internet, o Brasil é o país que lidera em ‘horas gastas’ de navegação na rede. Os brasileiros ficam em média 45 horas por mês na web, seguidos pela Inglaterra (43 horas) e Estados Unidos (40 horas). As informações foram apresentadas pela CEO do Ibope/Nielsen, Fábia Juliasz, na palestra “Internet Brasileira: um case de sucesso”, no evento “15 anos de internet – não dá pra viver sem”.
Promovido pela Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB) nesta quinta em São Paulo, o evento reúne profissionais de comunicação, marketing e publicidade para discutir e relatar o que os brasileiros estão fazendo na rede.
De acordo com os dados apresentados pela CEO do Ibope, 70% da população utiliza a internet, ocorrendo um crescimento nas classes C, D e E. “Apenas 15 meses após o lançamento do Orkut, em 2004, metade dos brasileiros já tinham perfil cadastrado na plataforma”. disse Fábia.
As informações da apresentação sobre a internet foram compiladas de pesquisas já existentes. Para obtenção dos dados sobre as redes sociais foi considerado um universo de 20,7 milhões de internautas acima dos 18 anos no Brasil.
Sobre o conteúdo na web, a CEO disse que 81% dos entrevistados se importam com a qualidade da informação e não onde ela está publicada. “O uso das redes sociais é tão global quanto a Copa do Mundo” disse.
Uma novidade é o fato de 33% dos usuários de redes sociais acreditarem que estas platafromas fornecem todas as informações necessárias para manter o internauta atualizado com notícias de seu interesse.
O perfil do usuário é adulto, masculino, entre 20 e 50 anos. A maioria das pessoas acessa internet de casa e usa a rede para trocar mensagens instantâneas.
Na parte de publicidade online, a pesquisa revela que, entre 2003 e 2009, as campanhas publicitárias na internet cresceram 93%. “A previsão é que as redes sociais funcionem cada vez mais como ferramenta para escutar o consumidor. Será um novo business chamado CRM 2.0” disse Fábia.
Rede entra na era da geração de valor
Na opinião do jornalista Marcelo Tas, dono de um dos perfis mais populares do Twitter brasileiro, o país vive atualmente o momento em que o conteúdo online começa a adquirir valor para anunciantes e internautas. Tas participou do painel Velocidade da Informação ao lado de outros jornalistas que atuam online, como o editor-chefe de eleições do Terra, Bob Fernandes, e a colunista Erika Palomino.
Uma das formas de agregar valor nao conteúdo é a segmentação. Bob Fernandes ressaltou a oportunidade de direcionar a informação para diferentes públicos. Graças ao espaço disponível na web, é possível oferecer a cada tipo de público o conteúdo que mais lhe interessa.
Terra
Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: